A Vila de Patos, na Paraíba, teria sido o local da peleja entre Ignacio da Catingueira e Romano da Mãe d'Água ocorrida em 1870. Dizem que esta foi a peleja fundadora de todas as pelejas.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Fernando Guimarães 1987 Bem-ti-viagem primeira a Ribeirao Fundo

Fernando Guimarães é um daqueles muitos cantadores desconhecidos que são a real representação da alma brasileira. Como ele mesmo frisa: "DISCO É REDONDO. CULTURA É OUTRA COISA". Obrigatório.


Um jeito muito tranqüilo de quem está acostumado a reconhecer os movimentos da natureza, prestando atenção ao ambiente com seus ruídos, cores e sensações que provoca. Um sujeito com muitos amigos que a todo tempo ele procura elogiar, lembrar e gostar. Esses são alguns traços mais marcantes do músico (cantor, compositor e violeiro) Fernando Guimarães, nascido em Caldas, no Estado de Minas Gerais, e que gravou o disco "Bem-ti-viagem primeira a Ribeirão Fundo", com a participação de Vital Farias e sua Filha Giovanna, entre outros.
Ribeirão fundo é o nome da fazenda onde o disco foi gravado por sugestão de Vital Farias que Fernando conheceu em 1985. O disco, de produção independente, faz parte de uma vertente da MPB que Paulo Amorim, cantor e amigo de Fernando, chama de "a nova música regional brasileira. Uma produção que está correndo à margem das coisas, que é marginalizada e feita por pessoas que, por sua vez, também são marginalizadas e vivem desta maneira", diz Amorim. "Para o grupo que trabalha nessa nova música, existem algumas fontes de inspiração como o próprio Vital Farias, Elomar e Geraldo Vandré, por exemplo. Lá onde nós vivemos, na Serra dos Aymorés, nordeste de Minas, um grupo de pessoas muito especiais se reúne para compor e cantar. E a gente também enfrenta muita dificuldade. Na nossa dieta 95% é poesia, carinho e amor. Os outros 5% é farinha e sopa de osso", emociona-se Paulo Amorim.
De uma família de 8 irmãos, Fernando Guimarães viveu a maios parte de sua vida no campo, na fazenda do pai, em Caldas. Entre a criação de gado e plantações de feijão, arroz e milho ele aprendeu os primeiros acordes do violão. Formou-se técnico agropecuário e trabalhou com os pais durante algum tempo. Nesse período aproveitou para estudar violão clássico e popular. Sempre ouvia o pai, tocador de viola. "Em 1979 a música tornou-se uma necessidade. A necessidade faz você ir a procura do que precisa para viver. Eu preciso de música". A vida na roça, os causos contados nas noitadas de viola inspiram as canções de Fernando.
Em "Ribeirão Fundo", uma das músicas do disco, ele fala um pouco da vida dos diaristas: "Quando o dia amanhece nóis levanta/ fazendo uma prece/ Pra que o bom Deus nos ajude/ e nos dê o que merece". Em outra música, "Êta Vida de Roceiro", Fernando fala do cantador que ,antes de tudo, é o trabalhador rural para quem, no final do cansativo dia de trabalho, há o consolo de pegar a trepessa (banquinho) e reunir os violeiros em uma festa. Cenas da vida brasileira que vão aparecendo com toda a sua riqueza nesses cantos regionais.

"Conheci Fernando Guimarães em 1984, numa cantoria que fui fazer em Alfenas, sul de Minas Gerais. Travou-se uma amizade logo porque vi no Fernanfo uma profunda humildade que é mãe da sabedoria e uma vontade de conhecer coisas e descobrir horizontes. Mineiramente falando, eu e Fernando temos uma visão do mundo muito semelhante: a questão da arte como uma caminhada de vida, como o ensinamento da capacidade de amar e não um trampolim para jogar dejetos sociais, encobrir mentiras e falsos talentos. Durante este período de 84 a 87, ele foi me apresentando uma massa de trabalho significativa, e desenrolou um carretel de obras que me surpreendeu. Um belo dia ele veio para a minha casa, noRio de Janeiro, com uns trocados no bolso para comprar um violão melhor. Disse a ele que pensasse bem e deixasse essa idéia para depois, e quearrumasse mais um pouco de dinheiro, pois me prontificaria a fazer um disco dentro da roça, nos matos. Porque uma obra musical não pode ser gravada somente em quatro paredes, ela tem que se estender na vastidão dos rios, dos mares e florestas, cantos de jacus, bogios, misturados a gemidos humanos, latidos de cachorros e a conversa da vida cá fora. Aí a arte passa a ser uma coisa menos isolada e no seu verdadeiro lugar."
Vital Farias
Biografia
Nascido em Caldas-MG, em 24 de agosto de 1961, cresceu na tranqüilidade do interior mineiro. Quando aprendeu a tocar a primeira música no violão, Fernando começava a dar seqüência a marca de hereditariedade que herdadra de sua família. Sua avó tocava bandolim e seu pai, viola caipira.
Começou um contato mais íntimo com o instrumento indo estudar violão clássico e popular e participando de grupos como o Grupo Origem, formado em Campinas em 1984 por mineiros que resgatavam o folclore brasileiro, além de interpretar músicas de autoria própria.
Paralelamente, Fernando começou a desenvolver também sua carreira solo apresentando-se em shows e programas de televisão.
Em 1987, reuniu alguns convidados na Fazenda Ribeirão Fundo, em Santa Rita de Caldas-MG, onde gravou seu primeiro disco, sob a direção, arranjos, regência e participação de Vital Farias. Ben-ti-viagem Primeira a Ribeirão Fundo é o belíssimo resultado deste trabalho. Vale a pena conferir!!! [Fonte]
Contatos: (35) 3721-5199 / 8801-2664 / 8807-2780 – Poços de Caldas
Assessoria de Imprensa Fernando Guimarães - tcolares@pocos-net.com.br
#
Mote:

Nenhum comentário: