A Vila de Patos, na Paraíba, teria sido o local da peleja entre Ignacio da Catingueira e Romano da Mãe d'Água ocorrida em 1870. Dizem que esta foi a peleja fundadora de todas as pelejas.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Coleção Brito Alves de Rótulos de Cigarro

Todo mundo sabe que não se deve fumar. Fumar faz mal. Porém, não há como negar que os rótulos de embalagem de cigarro, ainda que não possam ser chamados de arte, são pelo menos curiosos. Vale a penas dar uma olhada nessa coleção.

"A Coleção Brito Alves é composta de 1.252 rótulos de cigarros na técnica litográfica. Foi iniciada pelo comerciante Vicente de Brito Alves e continuada pelo seu filho, o advogado pernambucano José de Brito Alves (1887-1963). Em 1964, a coleção foi doada pela família ao então Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais. Constitui-se em um raro e valioso patrimônio cultural e artístico, registrando fatos históricos, usos, costumes e aspectos da vida cultural da sociedade brasileira e particularmente da pernambucana, no final do século XIX até as primeiras décadas do século XX."
(clique na figura)

Nenhum comentário: